DICAS

Arroz:
Na hora da compra, prefira o arroz do tipo 1 e de boa marca.

A proporção ideal para um cozimento perfeito é: duas partes de água para uma de arroz.

A panela tem de ter o tamanho certo. E o cozinheiro deve conhecê-la bem. O arroz cresce 50% a 60% de volume, por isso, escolha uma panela que comporte essa quantidade.

As panela de fundo grosso tendem a segurar mais tempo o cozimento. Tome cuidado, pois se você não estive acostumado com a panela seu arroz poderá queimar mesmo com o fogo desligado.

É necessário lavar o arroz? Não, hoje o processo industrial do arroz já faz isso para você.

Refogar bem o arroz ajuda para que seu arroz fique soltinho.

A proporção de óleo ou azeite para fritar o arroz deve ser de 5% a 10% da quantidade de arroz.  Para uma xícara cheia de arroz uma colher (sopa) de óleo ou azeite é o suficiente.

Um arroz branco pode durar até uma semana na geladeira, se bem acondicionado. Mas alguns errinhos podem encurtar sua vida útil: a cebola mal refogada é a grande vilã. Ela fica azeda e leva o arroz no embalo.

Se você utilizar no cozimento do arroz apenas o alho (e não a cebola), ele dura mais congelado e na geladeira.

Feijão:
O tempo de cozimento depende do tipo de feijão e da qualidade, mas a média é em torno de 40 minutos após a panela de pressão começar a chiar.

Se você temperar o feijão apenas com alho (e não com cebola), ele dura mais congelado e na geladeira.
Se quiser colocar bacon, paio ou alguma outra carne para temperar, coloque-a para cozinhar junto com o feijão, a água e as folhas de louro na panela de pressão.

Panela de Pressão: 
Se não tem prática com a panela de pressão, não mexa nela enquanto ela estiver liberando a pressão. Deixa-a descansar até parar de chiar.


Tempero Sírio:
Faça você mesmo o seu tempero sírio juntando: 2 colheres de sopa de pimenta síria, 1 colher de chá de cravo-da-índia em pó, 1 colher de chá de canela em pó, 1/2 colher de chá de noz-moscada ralada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário